É MELHOR QUE NÃO VIVAMOS SÓ
- Ap Anselmo Valadão

- 12 de mai.
- 2 min de leitura
TEMA: É MELHOR NÃO VIVERMOS SOZINHOS
TEXTO BASE:
Eclesiastes 4:9-12 (NVI)
“É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! E, se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como, porém, manter-se aquecido sozinho? Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.”
QUEBRA-GELO:
Você tem valorizado as pessoas que Deus colocou ao seu lado?
INTRODUÇÃO:
Deus nunca criou o ser humano para viver isolado. Precisamos de comunhão, cuidado, apoio e relacionamento. A caminhada da vida se torna mais difícil quando tentamos carregar tudo sozinhos. A Palavra de Deus nos ensina que é melhor ter companhia do que viver sozinho, porque existem batalhas que só conseguimos vencer quando caminhamos junto de pessoas que Deus levantou para estar ao nosso lado. Precisamos aprender a valorizar relacionamentos, cuidar das pessoas e entender que Deus também trabalha através delas.
1º ENSINO: DEUS NOS CRIOU PARA VIVER EM COMUNHÃO.
O ser humano possui a necessidade de compartilhar a vida, os sonhos, as dores e as vitórias. Deus nos fez para caminhar em comunidade, porque existem momentos em que precisaremos de ajuda, direção e apoio. Quem vive isolado se enfraquece emocionalmente e espiritualmente.
PERGUNTA:
Você tem permitido que pessoas caminhem verdadeiramente ao seu lado?
2º ENSINO: PRECISAMOS VALORIZAR QUEM DEUS COLOCOU PERTO DE NÓS.
Muitas vezes queremos companhia, apoio e cuidado, mas não valorizamos quem está próximo. Pessoas falham, cometem erros e possuem limitações, mas ainda assim Deus usa relacionamentos para fortalecer nossa caminhada. Precisamos aprender a cuidar, ouvir, acolher e permanecer juntos.
PERGUNTA:
Você tem cuidado das pessoas da mesma forma que espera ser cuidado?
3º ENSINO: DEUS É O ELO QUE SUSTENTA OS RELACIONAMENTOS.
O cordão de três dobras representa relacionamentos fortalecidos pela presença de Deus. Quando Deus é o centro de amizades, ministérios, famílias e casamentos, existe força para permanecer firme mesmo nos dias difíceis. Relacionamentos sustentados apenas por emoções se quebram facilmente, mas os sustentados por Deus permanecem.
PERGUNTA:
Deus tem sido o centro dos seus relacionamentos?
4º ENSINO: DEUS USA PESSOAS COMO INSTRUMENTOS DE CUIDADO.
Muitas vezes Deus responde orações através de pessoas. Há pessoas próximas precisando apenas de atenção, escuta, cuidado e direção. Deus nos chama para sermos instrumentos de amor, apoio e encorajamento na vida de outros.
PERGUNTA:
Quem Deus colocou perto de você que hoje precisa da sua ajuda?
CONCLUSÃO:
Precisamos entender o valor das pessoas que Deus coloca em nossa caminhada. Ninguém vence sozinho, ninguém permanece forte sozinho e ninguém consegue suportar todas as batalhas isoladamente. Deus usa relacionamentos para curar, fortalecer, levantar e direcionar vidas. Aprenda a valorizar quem está ao seu lado, cuide das pessoas e permita também ser cuidado. Que Deus nos dê discernimento para reconhecer aqueles que Ele enviou para caminhar conosco e que nunca percamos a sensibilidade de sermos instrumentos de amor, cuidado e presença na vida de alguém.


Comentários