ESCOLHA A BOA PARTE
- Ap Anselmo Valadão

- 23 de abr.
- 2 min de leitura
TEXTO BASE:
Lucas 10:41-42 (NVI)
Respondeu o Senhor: “Marta, Marta, você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”.
QUEBRA-GELO:
Você tem vivido ocupado com muitas coisas ou conectado com o que realmente importa?
INTRODUÇÃO:
Vivemos em uma rotina acelerada, cheia de tarefas, cobranças e preocupações. Muitas vezes passamos o dia correndo, produzindo e resolvendo problemas, mas perdendo aquilo que tem verdadeiro valor. Jesus nos mostra, através de Marta e Maria, que nem tudo o que nos ocupa é prioridade. Existe uma boa parte que precisa ser escolhida: a presença, a comunhão e aquilo que alimenta a alma.
1º ENSINO: MUITAS COISAS PODEM NOS DISTRAIR.
Jesus disse que Marta estava preocupada e inquieta com muitas coisas. Nem sempre o problema está no trabalho em si, mas em permitir que tantas demandas roubem nossa paz. Quando tudo se torna urgente, o essencial acaba sendo esquecido.
PERGUNTA:
O que hoje tem me distraído do que realmente importa?
2º ENSINO: NEM SEMPRE A FALTA É O MAIOR PROBLEMA.
Muitas vezes valorizamos mais o que falta do que o que já temos. Olhamos para cadeiras vazias, oportunidades perdidas e ausências, enquanto ignoramos as pessoas presentes e as bênçãos ao nosso redor. Quem vive focado na falta perde a alegria da presença.
PERGUNTA:
Tenho valorizado mais o que falta ou o que Deus já me deu?
3º ENSINO: A PRESENÇA VALE MAIS QUE A CORRERIA.
Maria entendeu que estar aos pés de Jesus era mais importante do que permanecer apenas ocupada. Existem momentos em que parar, ouvir, conviver e desfrutar da presença de Deus e da família vale mais do que continuar correndo sem direção.
PERGUNTA:
Tenho separado tempo para presença ou apenas para produtividade?
4º ENSINO: PRIORIZE O QUE É ESSENCIAL.
Jesus afirmou que apenas uma coisa era necessária. Isso nos ensina que nem tudo precisa ter o mesmo peso em nossa vida. Quando colocamos Deus em primeiro lugar, recebemos sabedoria para organizar todo o restante.
PERGUNTA:
O que precisa voltar ao primeiro lugar na minha vida?
CONCLUSÃO:
Todos os dias a vida nos convida a ser Marta: inquietos, ansiosos e sobrecarregados. Mas Jesus nos chama para ser como Maria: pessoas que escolhem a boa parte. Hoje é dia de rever prioridades, desacelerar o coração e valorizar o que realmente importa. O que é escolhido na presença de Deus nunca será perdido. Escolha a boa parte e viva uma vida com paz, propósito e plenitude.


Comentários