NEGUE-SE A SI MESMO
- Ap Anselmo Valadão

- 23 de abr.
- 2 min de leitura
TEXTO BASE:
João 12:24 (NVI)
“Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas, se morrer, dará muito fruto.”
QUEBRA-GELO:
Você está disposto a abrir mão de algo hoje para viver algo maior que Deus tem para você?
INTRODUÇÃO:
Jesus traz um princípio espiritual profundo ao falar sobre o grão de trigo. Ele mostra que existe um processo necessário para que haja fruto: morrer. Isso não fala apenas de morte física, mas de renúncia, entrega e negar a si mesmo. Muitas vezes queremos frutos sem passar pelo processo, mas Deus trabalha de forma diferente. O crescimento espiritual exige decisões, abandono do eu e alinhamento com o propósito de Deus.
1º ENSINO: SEM MORTE NÃO HÁ FRUTO
Jesus deixa claro que, se o grão não morrer, ele permanece só. Isso significa que, sem renúncia, não há multiplicação. Muitas vezes ficamos presos a nossos próprios desejos, vontades e planos, e isso nos impede de viver algo maior. A morte do “eu” abre espaço para o propósito de Deus florescer. O processo pode ser difícil, mas é necessário para gerar vida.
PERGUNTA:
O que você precisa deixar morrer para que Deus gere frutos na sua vida?
2º ENSINO: RENUNCIAR O MENOR PARA VIVER O MAIOR
Jesus estava falando da sua própria vida, da sua entrega pela humanidade. Ele poderia escolher não se entregar, mas decidiu cumprir um propósito maior. Isso nos ensina que, muitas vezes, precisamos abrir mão de um projeto menor para viver um projeto maior de Deus. O que parece perda, na verdade, é um caminho para algo muito maior.
PERGUNTA:
Você tem aberto mão do seu plano para viver o plano de Deus?
3º ENSINO: NÃO VIVER PARA SI, MAS PARA CRISTO
Em Gálatas 2:20 (NVI) está escrito: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.” Isso mostra uma mudança de vida, onde o centro deixa de ser o “eu” e passa a ser Cristo. Viver pela fé é confiar em Deus e caminhar segundo a vontade dele. Quando entendemos isso, nosso foco muda completamente.
PERGUNTA:
Sua vida tem sido guiada pelo seu “eu” ou por Cristo?
4º ENSINO: O PROCESSO DA MORTE GERA VIDA
Assim como uma semente precisa ser enterrada para gerar uma árvore, muitas coisas em nós precisam ser tratadas. Existem vaidades, desejos e atitudes que precisam ser entregues a Deus. O processo pode envolver dor, renúncia e até lágrimas, mas o resultado é vida e fruto. Deus usa esse processo para gerar algo maior em nós e através de nós.
PERGUNTA:
Você tem confiado no processo que Deus está realizando na sua vida?
CONCLUSÃO:
Negar a si mesmo não é perder, é ganhar algo muito maior em Deus. Jesus nos ensina que a verdadeira vida vem após a entrega. Aquilo que hoje parece sacrifício, amanhã se torna fruto. O processo de Deus sempre tem um propósito maior do que conseguimos ver. Que você possa confiar, se entregar e permitir que Deus trabalhe na sua vida. Porque quando o “eu” morre, o propósito de Deus floresce. Amém.



Comentários